
Estava a tentar pesquisar na net para os trabalhinhos que estamos a fazer e vi uma notícia de que o google criou uma newsletter direcionada para bibliotecários, o Google Librarian Center que pode ser útil para trocar informações com profissionais de todo o mundo.
Deixo aqui também algumas perguntas que encontrei e que gostaria de discutir convosco:
1) Por que os cursos de biblioteconomia, de maneira geral, não adequam seus currículos para a realidade, não só do mercado de trabalho, mas do mercado de informação, cada vez mais digitalizado, interativo e interconectado?
2) Por que ainda hoje dá-se mais valor aos aspectos rigorosamente técnicos das atividades quotidianas de uma biblioteca, deixando de lado os aspectos sociais, tecnológicos e comunicacionais que são igualmente (em determinados casos, até mais) importantes?
3) Por que algumas disciplinas dedicam muitas horas para assuntos que poderiam ser tratados em pouco tempo?
4) Por que é tão difícil tornar a biblioteca atractiva para a sua comunidade de utilizadores, mesmo com poucos recursos?
5) Por que alguns bibliotecários ainda não pensam na informação como bem comum para a construção do conhecimento, mantendo importantes acervos inacessíveis ao público?
6) Por que temos dificuldades de colocar em prática a seguinte relação: biblioteca X internet? E que tal uma mais difícil: bibliotecário X tecnologia?
Obrigada
Até logo
Raquel
Sem comentários:
Enviar um comentário