
- A castanho podem ver um exemplo de Metainformação do próprio Arquivo. Por exemplo: o utente não sabe que número de requisição lhe vai ser atribuído.
- A verde, um exemplo de Informação (preenchida pelo utilizador), que o ADBGC à partida não sabe.
Esta é a Ficha de Leitor (anverso) em uso actual no Arquivo Distrital de Bragança. Notem que apesar da nota do próprio ADBGC (no canto superior esquerdo) - "A preencher pelo leitor" - esta não é tomada em conta pelo leitor, pois pela minha experiência de utilizador e de estagiário, constatei que o leitor questionava muitas vezes, algo do género: "- Mas sou eu que tenho que preencher a cota? Qual cota?". Esta operação era sempre realizada por um funcionário.
Com este exemplo aprendemos, também, que podem surgir dúvidas. Foi uma das críticas que apontei, quando fui a primeira vez ao ADBGC como utilizador em 2000. E foi, também, uma sugestão minha retirar aquela frase, durante o Estágio, ou proceder-se à realização de uma nova Ficha de leitor. Mas nada foi feito, porque não há Recursos Humanos (vide mensagem: ARQUIVOS DISTRITAIS - Recursos Humanos) e há sempre muito trabalho a fazer!
L. Murta Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário