quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Avaliação Bibliotecas Universitárias

A avaliação das atividades de informação não é apenas um exercício teórico, mas
um instrumento fundamental para a gestão. Portanto pra tal é necessário fazer a sua inserção em todos os seus sectores uma unidade de informação para que avalie o conjunto de funções ou de algumas funções específicas.

Quais os critérios a utilizar?

Entre os critérios mais utilizados estão as normas, os custos, o esforço despendido,
o tempo de resposta, os diversos aspectos da qualidade (exaustividade, precisão, revocação,
novidade e validade) e as diversas formas de satisfação dos usuários.

Surge então uma questão: Como avaliar os serviços sem ter padrões estabelecidos para compará-los everificar se os procedimentos adoptados estão de acordo com as normas estabelecidas e quenormas seriam essas?

O estabelecimento de padrões para bibliotecas universitárias pode tornar-se numa
ferramenta poderosa e valiosa como instrumento de avaliação, auxiliando no planeamento global das bibliotecas e/ou unidades de informação e colaborando para o fornecimento de serviços de
alta qualidade em diferentes áreas.

Pode-se incluir itens relacionados às funções na Biblioteca, como administração, instalação, orçamento, pessoal, acervo, serviços e produtos.

No ano de 1995 a Association of College and Research libraries (ACRL) , como divisão da American library Association (ALA) , aprovou a versão final dos padrões para
bibliotecas universitárias elaborado pelo Comitê de Bibliotecas Universitárias :
1) Missão, metas e objetivos,
2) Coleção,
3) organização e materiais,
4)Staff,
5) Serviços,
6) Facilidades,
7) Administração e
8) Orçamento, incluindo três fórmulas específicas para formação e desenvolvimento de colecções, número de bibliotecários e espaço físico para coleção, staff e utilizadores.

Para que se obtenha a garantia da qualidade na implantação de um programa nas
bibliotecas é necessário que os bibliotecários desenvolvam padrões, medidas e indicadores
dentro de suas unidades, tendo como objectivo primordial as necessidades dos utilizadores como também a promoção para a sensibilidade do trabalho em equipa, implantando um treino contínuo para a execução plena das suas atividades técnicas quotidianas, utilizando adequadamente as estatísticas como parâmetros de avaliação para determinação de indicadores bons ou maus, através da interacção com seus clientes transformando suas expectativas em medidas quantitativas e qualitativas.


Se os bibliotecários estão em busca da excelência em suas bibliotecas, é preciso
que sejam feitas mudanças. Essas mudanças implicam no estabelecimento da missão, das metas, dos objetivos, dos padrões, das medidas de desempenho, dos indicadores, de treinamento contínuo e a absorção das novas tecnologias, tendo em vista as necessidades de seus clientes/utilizadores.

Deixamos algumas diretrizes qualitativas. Os padrões poderão ser divididos em : Missão e Metas, Coleção, Organização, Pessoal, Serviços e Orçamento:

a) Missão e Metas: o estabelecimento da missão da biblioteca é condição essencial para que se
possa ter um referencial a ser seguido e cumprido por todos. A utilização da
ferramenta auxiliar de qualidade, o planeamento estratégico será de grande valor para se
determinar futuras acções dentro do ambiente da biblioteca.

b) Colecção: estabelecer uma política de desenvolvimento de colecção escrita, integrada aos
programas de ensino e calcada em indicadores apontados mediante a reunião de
dados estatísticos de uso, idade, idioma e disponibilidade do acervo em nível local, regional
e nacional.

c) Organização: o material bibliográfico deverá estar organizado de forma mais acessível
possível , oferecendo aos seus utilzadores rápida recuperação da informação, Por outro lado, deve oferecer formação na utilização das novas tecnologias , como por exemplo, a Internet.

d) Pessoal: a determinação da quantidade de pessoal deverá ser proporcional ao número de
serviços e produtos oferecidos pela biblioteca. Cabe ressaltar que a qualidade do pessoal,
tanto de bibliotecários quanto de auxiliares de biblioteca, é condição importante para o
desenvolvimento das atividades na biblioteca. Sugere-se que o recrutamento e selecção de
pessoal esteja bem definido com relação às atribuições que irão exercer, como também que
a formação em serviço seja algo quotidiano. A avaliação de desempenho será um instrumento útil para que os bibliotecários possam avaliar e melhorar seu desempenho perante os utilizadores. Os directores de bibliotecas devem adotar uma postura empreendedora apoiando-se em idéias inovadoras e incentivado seu pessoal a ampliar seus horizontes mediante cursos de atualização e ou pós-graduação.

e) Serviços: os bibliotecários deverão utilizar metodologias apropriadas que auxiliem na
tomada de decisão para o oferecimento de novos serviços. A aplicação de técnicas de
"Marketing" e estudo de necessidades de seus utilizadores deverá ser essencial na definição dos
novos serviços como também na definição de parâmetros para avaliação e possível
melhoria dos serviços existentes.

f) Orçamento: a caracterização da biblioteca universitária como unidade pertencente a um orçamento. O bibliotecário deve estar preparado para plenar e administrar os recursos financeiros

Uma nova postura profissional deve ser adoptada nos ambientes das bibliotecas universitárias, motivando os adminstradores e todo o pessoal na utilização de novas técnicas de gestão,
construindo medidas , indicadores e padrões tendo em vista a competitividade e qualidade
de seus serviços.

Espero que seja útil...

in http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/94.a.pdf

Raquel

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