sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gestão/ Avaliação de Bibliotecas

Segue os links de uns artigos que eu encontrei que me pareceram muito interessantes e que estão dentro da dinâmica da cadeira.


Avaliação dos Serviços de Biblioteca: Estudo do caso UFP


Resumo:


Esse trabalho consiste na avaliação da pesquisa de satisfação da qualidade dos serviços, realizado em duas bibliotecas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os questionários aplicados consideraram, fundamentalmente, as percepções e expeectativas dos usuários, quanto à qualidade dos serviços prestados nas unidades de informação. Para isso, foi analisada a literatura especializada e elaborada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e quantitativo, a partir de dois questionários da escala SERVQUAL modificada, metodologia adaptada ao nosso objeto de estudo.


Link



Princípios relevantes para avaliar a satisfação do usuário na biblioteca universitária:


Link:



A Gestão do Conhecimento na Execução do Programa de Gestão de Qualidade das Bibliotecas Universitãrias da UNISUL


Resumo:


A pesquisa envolve as Bibliotecas dos quatro campi da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e busca avaliar as contribuições da gestão do conhecimento na execução do Programa de Qualidade, iniciado no ano de 2002. Para que a avaliação fosse possível procurou-se traçar os caminhos percorridos pela equipe de Coordenação de Integração das Bibliotecas e demais coordenadoras das Bibliotecas dos campi. O programa de Gestão de Qualidade das Bibliotecas da UNISUL surgiu em resposta a uma reflexão interna sobre a necessidade de serem identificados os processos que suportam a atividade cotidiana dos serviços, possibilitando atuar, sobre os mesmos, em nível de sua organização e funcionamento numa perspectiva de melhoria contínua. O programa tem como objetivo dar respostas às necessidades e exigências sociais, educacionais e de mercado, promovendo os níveis de qualidade e excelência nos serviços prestados à comunidade acadêmica e em geral.



Impasses e perspectivas na consolidação de um centro de documentação : o caso da Proeds/UFR


Resumo:

O texto propõe uma reflexão em torno dos limites e potencialidades inerentes à atividade de organização, socialização e manutenção de um centro de memória e documentação em uma universidade pública, no caso a UFRJ. Inicialmente, apresentamos um breve histórico da fundação do Proedes, privilegiando a relação entre a memória e a organização de arquivos e destacando os principais acervos documentais que se encontram sob a guarda do Proedes. No segundo momento, descrevemos as linhas de pesquisa desenvolvidas e sua interação com os documentos explorados como fontes históricas. Por fim, registramos os principais desafios enfrentados para garantir a consulta pública e a própria preservação dos documentos ali reunidos. Concluímos reafirmando a necessidade de se estabelecer uma política de conservação dos registros de relevância histórica nas instituições de ensino e pesquisa, tarefa fundamental para a preservação da memória e para a produção da história e, portanto, para a consolidação de espaços abertos à auto-reflexão sobre nossa própria identidade profissional. Palavras-chave: Política de preservação documental; Memória; História da educação.


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Bibliotecas universitárias: semear hoje para colher amanhã


Resumo:


A aprendizagem ao longo da vida constitui um imperativo para todas as profissões. Por esta razão, é indispensável que os alunos dos ensinos básico e secundário e os estudantes do ensino superior sejam capazes de localizar a informação de que necessitam, sejam capazes de lidar com várias fontes de informação e, mais importante ainda, sejam capazes de avaliar essas fontes de informação. Para que tal seja possível, e partindo do pressuposto que existe um forte desconhecimento sobre as capacidades e as competências profissionais dos bibliotecários por parte dos membros das organizações em que se movem, devem os bibliotecários expandir a sua esfera de intervenção abraçando novas funções/responsabilidades. Com este objectivo, e situando a nossa reflexão no contexto do Ensino Superior e das bibliotecas universitárias, são referidas algumas dessas novas funções a que temos de ser capazes de dar corpo. Estas situam-se quer em domínios tradicionalmente entendidos como campo de actuação dos bibliotecários (gestão das colecções e prestação de serviços de informação) quer em domínios nos quais as suas capacidades e competências são dificilmente reconhecidas (tecnologias de informação, investigação, ensino/formação, edição). Igualmente é referida a necessidade de bibliotecários e docentes desenvolverem uma relação de parceria, devendo os primeiros concretizar um conjunto de iniciativas enquadradas no domínio do marketing dos relacionamentos.


Link:



Aprendendo a avaliar sistemas de automação de bibliotecas


Link:



Avaliação do processo de atendimento do centro de documentação e informação - CDI DO SEBRAE/RN


Link:


http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/7ff4db7574e364c803256ebc004add8c/66f0bc3c80a7b9cb032571fd003a162e/$FILE/Monografia_Completa.pdf

Avaliação da satisfação dos usuários dos centros educacionais:

"Este artigo apresenta resultados obtidos a partir da pesquisa de "Avaliação dos Centros Educacionais Unificados a partir de seus Usuários Atuais e Potenciais", a qual foi realizada no âmbito do projeto Assessoria à Implementação e Gerenciamento dos Centros de Educação Unificados, desenvolvido pela Fundação Instituto de Administração para a Secretaria Municipal de Educação1.
O usuário de um serviço sempre desenvolve expectativas em relação à sua realização, as quais são contrapostas ao resultado efetivamente vivenciado. A comparação entre a expectativa inicialmente desenvolvida e o resultado obtido permitem avaliar o grau de satisfação desse usuário em relação ao serviço. Essa avaliação ganha maior relevância quando do exame de serviços públicos, pois ela permite aperfeiçoar o serviço prestado, quer no sentido de alinhar as expectativas do usuário às possibilidades de realização do serviço ou às suas reais necessidades, quer no sentido de efetuar mudanças na sua operação para oferecer um serviço de melhor qualidade."

Link:
http://www.iij.derecho.ucr.ac.cr/archivos/documentacion/inv%20otras%20entidades/CLAD/CLAD%20IX/documentos/teixehel.pdf


Aprendendo a avaliar sistemas de automação de bibliotecas

Resumo:
Apresenta a proposta pedagógica, de dimensão teórica e prática aplicada na disciplina
Automação em Bibliotecas oferecida pelo Curso de Biblioteconomia e Documentação
da Universidade Federal Fluminense. A vivência é pautada no desenvolvimento
de competências e habilidades inerentes ao profissional bibliotecário no que
tange o processo de avaliação de sistemas de automação de bibliotecas. Com o objetivo
de identificar, através de um questionário, a relevância desta proposta para a
formação profissional, a pesquisa aponta as expectativas e opiniões dos discentes
que freqüentaram as aulas durante o 2º semestre de 2005. Os resultados obtidos
reforçam a idéia de que se torna necessário, na graduação, disciplinas que associem
teoria e prática, empenhadas no desenvolvimento de competências e habilidades
para a atuação do bibliotecário na realidade vigente e preparando os graduandos
para o mercado de trabalho


Link:
www.cipedya.com/web/FileDownload.aspx?IDFile=102231

A gestão de serviços em bibliotecas universitárias: proposta de modelo

Resumo:
Para realizar uma gestão de bibliotecas eficiente
é necessário avaliar e monitorar constantemente
os indicadores de geração e processamento
de seus serviços. Este artigo apresenta
uma proposta de modelo de gestão, apoiado
em um conjunto de indicadores, através de
uma análise da administração de serviços,
compreendendo aspectos que suportam a qualidade
nas bibliotecas universitárias.


Link:
http://www.google.com/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&ved=0CAcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww2.uel.br%2Frevistas%2Finformacao%2Finclude%2Fgetdoc.php%3Fid%3D506%26article%3D113%26mode%3Dpdf&rct=j&q=A+gest%C3%A3o+de+servi%C3%A7os+em+bibliotecas+universit%C3%A1rias%3A+proposta+de+modelo&ei=-wsHS5b6NsX24AbYzJjHCw&usg=AFQjCNHL_z1KXS0VHp3HHjZO171F23xN7Q&sig2=IveY5TVccTtbE_4we9t5fA


Indicadores de desempenho de bibliotecas no campo de saúde: relato de estudo piloto na Fiocruz


Link:
http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/252/41

AVALIAÇÃO DO ACERVO DE PERIÓDICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA: ANÁLISE PELOS PROFESSORES

Resumo:
Ressalta a importância do periódico na produção do conhecimento científico. Destaca a avaliação de títulos especializados como elemento essencial para o desenvolvimento de coleções em bibliotecas acadêmicas e universitárias . Avaliar uma relação de títulos de periódicos assinados por biblioteca acadêmica da Universidade de São Paulo, visando adequação de coleção em função do alto custo das assinaturas e da pouca disponibilidade de recursos financeiros. A partir da listagem de títulos fornecida pela biblioteca, foi apontada a prioridade de cada título segundo a opinião de cada docente, classificando-o segundo as categorias

Link:
http://www.cid.unb.br/publico/setores/000/77/materiais/2004/2/86/Waldomiro%20Vergueiro%20-%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20do%20Acervo.pdf

O utilizador tem sempre razão? Inquirir para melhor servir os utentes das bibliotecas da Universidade do Minho

Resumo:

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho
(SDUM) têm por missão facultar à instituição em que se
integram os recursos bibliográficos e informativos
necessários ao desempenho das actividades educativas e
de investigação científica e tecnológica, sendo
responsáveis pela gestão das bibliotecas da Universidade,
tanto em Braga como em Guimarães.
No desempenho da sua missão, os SDUM têm procurado
desenvolver uma gestão centrada no utilizador,
procedendo, periodicamente, à recolha de dados
objectivos que lhe permitam ajustar o seu funcionamento
aos interesses e necessidades dos seus utilizadores. Assim
aconteceu em 1993, 1999 e 2005, altura em que os
SDUM aplicaram inquéritos aos utilizadores das
bibliotecas da Universidade do Minho, procurando,
assim, recolher informação sobre os hábitos e padrões de
utilização das suas bibliotecas e serviços.
Neste trabalho, descreve-se a forma como foi conduzido
o inquérito aos potenciais utilizadores das bibliotecas da
Universidade do Minho realizado em 2005, apresentando-
-se também uma síntese dos resultados obtidos, que
nortearão a actividade dos Serviços de Documentação da
Universidade do Minho nos próximos anos.

Link:
http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM45.pdf

Obrigada

Raquel

Bibliotecário Escolar - Linhas de Orientação

Encontrei um artigo bastante útil que fala sobre o papel dos bibliotecários, mostrando a necessidade da formação:

"A principal razão para a criação deste grupo foi o problema resultante da falta de definições e de normas internacionalmente aceites sobre as características de escolas de biblioteconomia aplicada às escolas.O papel do bibliotecário escolar necessitava de ser clarificado e analisado. Também foi considerado lógico que, se tal papel pudesse ser definido,o passo seguinte fosse tentar definir as competências e conhecimentos requeridos,por ex.,o que é que os bibliotecários escolares necessitavam de saber a fim de funcionarem eficientemente e contribuirem para o processo de ensino/aprendizagem na escola."

Link:
http://www.oei.es/pdfs/rbe2.pdf

Obrigada

Raquel

Como planificar e gerir um serviço de referência

Este artigo dá orientações extremamente valiosas para a planificação e gestão de um serviço de referência.

Deixo o resumo que mostrar o quanto este artigo é valioso, dando algumas pistas para auxiliar na construção de um inquérito:

"Neste artigo são abordados os vários aspectos relacionados com a planificação e gestão de um serviço de referência. São definidos os conceito de serviço de referência,os seus objectivos e as suas funções. Para além destes aspectos teóricos é realizado umaanálise dos recursos materiais e dos instrumentos de trabalho necessários paraimplementar um serviço de referência. O perfil do bibliotecário de referência, bemcomo todas as etapas subjacentes ao processo de referência são descritas e analisadas,sem esquecer a avaliação desses mesmos serviços. Finalmente, é feito um breveenquadramento dos serviços de referência digitais e apresentado uma selecção de serviços de referência que prestam serviços através da Internet. "

Link:

http://eprints.rclis.org/14409/1/smangas1.pdf


Obrigada

Raquel

Gestão de Bibliotecas

Boa noite

Continuando o meu estudo, encontrei um texto que relata um estudo que fala sobre como fazer a gestão da Biblioteca da FEP.

"Fazer bem as coisas e fazer as coisas certas obriga-nos a ter ao mesmo tempo processos eficientes (para fazer bem as coisas) e uma estratégia coerente, bem desenvolvida e bem implementada (para fazer as coisas certas). Sabemos que este equilíbrio nem sempre é possível, mas será fundamental para conseguirmos mais eficiência, eficácia e qualidade. "

Este excerto, que está no início deste trabalho, reflecte bem as dificuldades inerentes de uma gestão...

Deixo então o link:
http://www.fep.up.pt/twt/bibliofep/MyFiles/MyDocuments/BibliotecaRevista/BSC_2009.pdf

Obrigada

Raquel

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gestão de Serviços em Bibliotecas Universitárias

Boa tarde

Deixo aqui mais um texto que me pareceu muito útil e que aborda a gestão de serviços em bibliotecas universitárias. Faço a trascrição do resumo do artigo para terem uma ideia dele.

"Para realizar uma gestão de bibliotecas eficiente
é necessário avaliar e monitorar constantemente
os indicadores de geração e processamento
de seus serviços. Este artigo apresenta
uma proposta de modelo de gestão, apoiado
em um conjunto de indicadores, através de
uma análise da administração de serviços,
compreendendo aspectos que suportam a qualidade
nas bibliotecas universitárias"

In

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=6350279895032045640

Obrigada

Raquel

Centros de Documentação

Deixo aqui um texto que me pareceu muito interessante sobre o que são centro de documentação e como fazer a implementação de um. Transcrevo uma passagem que me pareceu interessante:

"Centros de Documentação são entidades anteriormente caracterizadas, sem se identificar com
nenhuma delas. Reúne, por compra, doação ou permuta, documentos
únicos ou múltiplos de origens diversas (sob a forma de originais ou
cópias) e/ou referências sobre uma área específica da atividade
humana. Esses documentos e referências podem ser tipificados como
de arquivo, biblioteca e/ou museu. Tem como características:
· possuir documentos arquivísticos, bibliográficos e/ou
museológicos, constituindo conjuntos orgânicos (fundos de arquivo)
ou reunidos artificialmente, sob a forma de coleções, em torno de
seu conteúdo;
· ser um órgão colecionador e/ou referenciador;
· ter acervo constituído por documentos únicos ou múltiplos,
produzidos por diversas fontes geradoras;
· possuir como finalidade o oferecimento da informação cultural,
científica ou social especializada;
· realizar o processamento técnico de seu acervo, segundo a
natureza do material que custodia
Os Centros de Documentação extrapolam o universo
documental das Bibliotecas, embora possam conter material
bibliográfico (que será sempre e unicamente aquele relacionado à
temática na qual o Centro é especializado), e aproximam-se do perfil
dos arquivos, na medida em que recolhem originais ou reproduções
de conjuntos arquivísticos
(...)
São, portanto, competências gerais de um Centro de
Documentação:
· reunir, custodiar e preservar documentos de valor permanente
e referências documentais úteis ao ensino e à pesquisa em
sua área de especialização;
· estabelecer uma política de preservação de seu acervo;
disponibilizar seu acervo e as referências coletadas aos
usuários definidos como seu público;
· divulgar seu acervo, suas referências e seus serviços ao
público especializado;
· promover intercâmbio com entidades afins."


Link:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_18_Como%20implantar%20centros%20de%20documentacao.pdf

Obrigada pela atenção.

Raquel